You are here: Forum BigGame Clube PortugalNova CategoriaPRRE - Pesca Recreativa Responsavel EuropeiaQ 2 - Em que circunstância você embarca um peixe de bico?

Votação

Pergunta: Em que circunstância você embarca um peixe de bico?

Recorde do mundo
Vencer um torneio
Primeiro peixe de bico
Primeiro "Grander"
Maior peixe de bico pessoal
Nunca
Páginas: [1]
Q 2 - Em que circunstância você embarca um peixe de bico?
  • Augusto Figueira
  • Administrador
  • Hero Member
  • Portimão
  • :Other
  • : Hiden
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil

Em que circunstância você embarca um peixe de bico?
« Última modificação: Maio 14, 2010, 01:37:50 am por Augusto Figueira »
Registado

"Boas Proas"
Augusto Figueira
  • Bruno Sares
  • Full Member
  • Cabanas de Tavira
  • % 0
  • bruno.aquasares@hotmail.com  
  • Ver Perfil WWW
Re: Q 2 - Em que circunstância você embarca um peixe de bico?
« Responder #1 em: Maio 19, 2010, 11:39:08 pm »

Oi "compadres" vamos lá a votar para que depois na fiquem dúvinas, quando esta questão voltar "à baila".

É importante...sem dúvida para chegar a uma base de entendimento generalizada....

Bruno
Registado

Bruno Sares
  • Vareiro
  • Full Member
  • VILAMOURA
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 20, 2010, 08:15:11 pm »

Meus amigos ,

Pois é ... O Bruno tem toda a razão !!!
Como se costuma dizer , ficam-se nas covas , e depois lá vêm as bocarras !

Manuel Viana , vê o que eu queria dizer , quando referi que o assunto - o outro - esteve em discussão , quási ninguem se pronunciou , e só depois é que apareceu a contestação ?

Um abraço a todos .

Gaioso Vaz

Registado
  • António
  • Full Member
  • Póvoa de Santa Iria
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil E-mail
« Responder #3 em: Maio 20, 2010, 09:40:29 pm »

olá meus amigos,

embarco um peixe de bico ou outro qualquer sempre que o tiver na linha.

esta hipótese não está considerada. acho que deveria de estar.

o questionário é muito simpático e tendo em conta os tempos que correm se queremos na realidade saber o que pensam os pescadores desportivos, então a resposta deveria ser aberta.

já agora, tendo em conta o nº de vezes que vou a pesca e as vezes que pesco, seria uma grande estupidez não trazer o peixe para casa e fazer uns belos bifes Cheesy.

por muitos argumentos que se utilizem, estudos, etc, um peixe depois de combatido dificilmente (acho eu) terá hipóteses de voltar ao que era, penso que na maior parte das vezes serve de alimento aos tubarões.

aliás, os entendidos nos estudos, têm uma taxa de recuperação de etiquetas que não é zero, mas muito próximo.

eu sei que os longliners são uns malandros, mas não podem ser resposta para tudo.

responsável e pescar exactamente o que necessito.

já agora e faz parte da história, a quase extinção do bufalo nos EUA, foi devido a estupidez do ser humano e pela gula. acho que ainda estamos a tempo de não repetir tal desiderato.

pesco para me divertir e para alimentar quando assim é a família. há sempre desportivamente, se o animal partir as linhas todas que seja, mas se eu tiver a arte de o pescar, que seja também Cheesy Cheesy

Abraço,

António
Registado

António
  • Augusto Figueira
  • Administrador
  • Hero Member
  • Portimão
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 21, 2010, 12:50:26 am »

Caro António

Respeitamos tudo o que menciona, mas quanto ao que faz nas suas saídas de pescador recreativo responsável, é lá consigo e nada temos contra si, a não ser (e aqui abro um parêntisis) se de facto:

- vender peixe,
- matar indescriminadamente e sem escrúpulos, seja ela qual a espécie se tratar,
- não cumprir com as leis para a defesa e preservação das espécies (aqui importo para além da bitola para aferir a idade da espécie, as espécies ameaçadas e em perigo de extinção),
- não respeitar o meio ambiente,
- promover atitudes éticamente condenáveis,

No entanto há aqui um pequeno pormenor que se esqueceu. É que aqui António, estamos a falar de um clube que tem competições, as competições têm REGRAS, e é neste contexto, é sobre estas que importa referir, e o questionário refere.

António, deixe-me dizer-lhe o quanto está mal informado quanto ao retorno dos peixes marcados. É que não pode generalisar acerca das etiquetas spaguetti! Já se questionou o que é que revelam as etiquetas pop-ups, satélite. A leitura é outra, completamente diferente e os peixinhos sobrevivem e como sabe durante muito, muito tempo (mínimo 8 oito meses).

Para a sua diversão recomendo a prática de big game, já para a panela a conversa pode ter outro sentido.

Linhas finas - De acordo mas para que espécies?Huh? Voltamos à história das "espingardas de pressão de AR E DAS CARTUCHEIRAS". bY THE WAY, ainda não respondeu ao Carlos Glória!
« Última modificação: Maio 21, 2010, 12:53:05 am por Augusto Figueira »
Registado

"Boas Proas"
Augusto Figueira
  • Carlos Glória
  • Administrador
  • Sr. Member
  • Lagos
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil E-mail
« Responder #5 em: Maio 21, 2010, 12:52:31 am »

Caro António,

A sua visão sobre este tema é inspiradora.

Vejamos:

embarco um peixe de bico ou outro qualquer sempre que o tiver na linha.
E mais nada! Tainhas, bogas e salemas: cuidem-se que senão embarcam!

seria uma grande estupidez não trazer o peixe para casa e fazer uns belos bifes
Isso mesmo, bifes de cebolada ou de tomatada, crus, bem ou mal passados. Marcham!

por muitos argumentos que se utilizem, estudos, etc, um peixe depois de combatido dificilmente (acho eu) terá hipóteses de voltar ao que era, penso que na maior parte das vezes serve de alimento aos tubarões.
Agora percebo porquê que os tubarões no Algarve andam tão mansos. Com tanto espadim de 200kg a ser libertado no verão, inevitavelmente servirão de pasto a tubarões e, sendo assim, estão os banhistas nas nossas praias protegidos de alguma dentada da maléfica espécie. Por acaso, o último anequim que libertei cheirava a bife de espadim. Inevitavelmente o sabor intenso a espadim que os tubarões libertados apresentam, tem vindo a contribuir para o aumento do canibalismo na espécie, pelo menos é o que dizem os entendidos nos estudos.

os entendidos nos estudos, têm uma taxa de recuperação de etiquetas que não é zero, mas muito próximo.
Aí está uma boa explicação e logo vinda dos entendidos nos estudos. Não há nenhum espadim no oceano que, mais dia menos dia, não acabe inevitavelmente por ser capturado. Portanto, os que levam com etiquetas, como não são recapturados certamente morreram e foram devorados pelos tubarões. Não  poderão pois, como é óbvio, ser recapturados. Eis uma boa hipótese de trabalho para os Biólogos Marinhos da Universidade do Algarve: procurar etiquetas em caca de tubarão! Já vejo o impacto na comunidade científica dum artigo intitulado “searching tags on shark stools”! O Cavaco é que tem razão: dediquemo-nos às Ciências do Mar!

os longliners são uns malandros, mas não podem ser resposta para tudo.
Não podem não senhor. Aliás a série que passa todas as 4ªs f às 21:15 no Discovery Channel demonstra-o até à exaustão.

faz parte da história, a quase extinção do bufalo nos EUA, foi devido a estupidez do ser humano e pela gula. acho que ainda estamos a tempo de não repetir tal desiderato.
Mau, em que é que ficamos? Comemos bifes de búfalo ou não? Hmm, já percebi: quem comeu bife de búfalo e quase extinguiu o dito animal, foi estúpido e cometeu o pecado da gula. Quem come bife de espadim, é inteligente e nada guloso. Fá-lo apenas para evitar que os tubarões se regalem com os ditos bifes (de espadim), prevenindo assim o canibalismo na espécie. Puxa, custou mas percebi!

pesco para me divertir e para alimentar quando assim é a família.
Ora essa, e então a família dos tubarões, a tubarona, o tubarãozinho filho, o neto, não têm que se alimentar? Tomos somos criaturas de Deus…

há sempre desportivamente, se o animal partir as linhas todas que seja, mas se eu tiver a arte de o pescar, que seja também
Troque lá isto por miúdos, que o meus neurónios já fervem, e com esta griparam. Bloqueei. Para intervalar e arrefecer os ditos miolos, cá vão as minhas pérolas no assunto em discussão no tópico, ou seja “em que circunstância você embarca um peixe de bico”. É um assunto que me continua a interessar bastante, está longe de estar esgotado e tenho imensas idéias sobre o tema. Entre as muitas ideias que tenho, tenho ideias muitissimo concretas sobre as múltiplas circunstâncias que levam o pessoal a embarcar os ditos espadins. Todas têm um denominador comum: são pecaminosas.

Eis a minha lista:

- porque é o primeiro azul do barco, primeiro azul do pescador, primeiro azul do amigo do pescador
- porque é o primeiro branco do barco, primeiro branco do pescador, primeiro branco do amigo do pescador
- porque é o primeiro spear do barco, primeiro spear do pescador, primeiro spear do amigo do pescador
-porque é  recorde do mundo, recorde da Europa, recorde de Portugal, recorde da Associação, recorde da Federação, recorde da EFSA, recorde do Clube, recorde da terra, recorde da marina, recorde da rua, recorde da família, recorde do barco, recorde do pescador, recorde do amigo do pescador
- porque tem sangue nas guelras, sangue no bico, sangue no bucho, sangue a jorros, sangue com fartura
-  porque tem anzol no olho, anzol no sobrolho, anzol no treçolho
- porque vinha ferido de morte
- porque sou contra touradas e, sendo assim, acho que é desumano espetar uma etiqueta num espadim
- porque deu uma pancada na hélice,  pancada na amurada de bombordo, pancada na amurada de estibordo,  pancada na popa, pancada na proa
- porque tinha o bico partido, bico semipartido, bico quase partido, bico rachado
-porque vinha todo rasgado, vinha todo rasgadinho, vinha rasgado de lado a lado, vinha rasgado de cima a baixo
- porque não gosto de alimentar tubarões azuis, porque não gosto de alimentar tubarões martelos, porque não gosto de alimentar tubarões brancos, porque não gosto de alimentar tubarões em geral
- porque não quero contribuir para o canibalismo entre os tubarões
- porque queria uma fotografia para mostrar aos netos, à  avozinha, à namorada, à esposa não vá ela pensar que não fui à pesca, à amiga boazona da namorada que ando de olho nela
- para pendurar no largo central do Cercal do Alentejo ou noutro Cercal qualquer
- para empalar, para mumificar, para contemplar
- para vender que o gasoil tá caro
- para dar de comer (bifes) á família, nomeadamente ao afilhado  para que o afilhado sirva no restaurante como (bifes de) espadarte grelhado que ninguém dá por nada
- para dar de comer aos vizinhos, sobretudo para dar de comer à vizinha boazona do 1ª esq a ver se a consigo papar
- porque me deu para ali, não sei o que é que me deu, matei mas estou arrependido
- para provar que não sou fundamentalista
- porque gosto
- porque não?
- porque sim.

Confesso que também já pequei . Rezei vinte terços completos, mas aparentemente terei que um dia peregrinar a Fátima e calcorrear a grande Praça de joelhos, de preferência com um pouco de sangue à mistura. Só então expiarei as minhas fraquezas.
O primeiro branco que matei de forma deliberada foi para “provar que não sou fundamentalista”.
http://www.facebook.com/album.php?id=100000405876175&aid=5097&s=20&hash=d332416b2d3a5fbc3072afef13151cac#!/photo.php?pid=58453&id=100000405876175

O segundo foi porque sim.
://www.facebook.com/album.php?id=100000405876175&aid=5097&s=20&hash=d332416b2d3a5fbc3072afef13151cac#!/photo.php?pid=58450&id=100000405876175

Quando finalmente der cabo dum Grander terei provavelmente que ir expiar a Santiago de Compostela ou quem sabe, pregar-me numa Cruz ao estilo das Filipinas. Mas que diabo, um Grander bem vale o rigor da expiação…
Mas bem no fundo, tenho uma secreta esperança que os trinta e tal bicos que libertei se afigurem como atenuantes no dia do Juízo Final.
« Última modificação: Maio 21, 2010, 01:14:25 am por Carlos Glória »
Registado
  • António
  • Full Member
  • Póvoa de Santa Iria
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil E-mail
« Responder #6 em: Maio 21, 2010, 08:24:57 am »

olá meus amigos

já vou a pé a caminho de roma pedir a sua santidade que me desobrigue de todas as penitências pelo facto de ter pecado e continuar a pecar. escrevo este post em andamento, caso esteja tremido e não o consigam ler, pelo facto as minhas desculpas.

amigo Augusto,

não entendi assim a questão. é claro como já disse em outros posts se estiver em torneio acato as regras, mesmo que elas digam para dançar a tango com o dito.

estes tipos http://www.pier.org/index.shtml dizem que a recuperação de "etiquetas" é 1,...%, no entanto o estudo que o amigo Carlos Glória sugere que se faça vai repor a verdade... Wink

abraço,

António

ps. onde é que estão os 400 utilizadores que o forum tem registados. 100 já sabemos onde estão, a procura das etiquetas... Cool
Registado

António
  • Carlos Glória
  • Administrador
  • Sr. Member
  • Lagos
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil E-mail
« Responder #7 em: Maio 21, 2010, 09:00:21 am »

Isso, António. Roma e sua Santidade. Leve um terço para se entreter no caminho (e um iphone com internet para ir aqui descrevendo as ocorrências da longa jornada). De qualquer forma, por mim está perdoado, mas da facto só Ele é o poderá desobrigar das penitências.
Registado
  • Augusto Figueira
  • Administrador
  • Hero Member
  • Portimão
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil
« Responder #8 em: Maio 21, 2010, 01:40:26 pm »

Olá António,

Isso mesmo,

"Recuperação de etiquetas 1%", não significa "1% de Sobrevivência" dos peixes marcados, antes pelo contrário.

Daí dar o exemplo da etiqueta "pop-up" que em tempo útil regista maior fiabilidade de informação (posição geográfica, pressão de água - permite aferir profundidade, temperatura da água, temperatura corporal do peixe marcado, luminosidade e grupo data / hora), continuada no mínimo por oito meses.

Estes tag´s podem continuar a fornecer informações por periodos mais alargados, exemplos de mais de dois anos como alguns Atuns rabilhos marcados e avaliados, monitorizados diáriamente quase ao minuto, durante os 24 meses.

A totalidade dos peixes marcados com os pop-ups, sobrevivem António! Tem sido assim e é baseado nos dados que são recolhidos dos tag's de todos eles. Nos dias seguintes ao combate, marcação e libertação todos revelam actividade.

Muitos peixes "desaparecem" depois por razões que nada têm a ver com o combate, marcação e serem libertados! Talvés, pelas mesmas razões que não aparecem mais etiquetas Spaguetti presumo eu!

- O que acontece depois, nos dias seguintes?
- Quantos dias até "desaparecerem"?
- Se todos vivem muito tempo ... naturalmente que não?!!

Por isso o interesse nos estudos baseados na marcação, talvés possam ajudar a compreender o que acontece.

António, proponho uma pequena reflexão que envolve os custos dos tag's pop-ups. Caso não se conseguisse obter o retorno, valia o risco de o aplicar? Com a taxa de 1% de sobrevivência seria impensável!
Registado

"Boas Proas"
Augusto Figueira
  • António
  • Full Member
  • Póvoa de Santa Iria
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil E-mail
« Responder #9 em: Maio 21, 2010, 09:47:00 pm »

Caro António

"Linhas finas - De acordo mas para que espécies?Huh? Voltamos à história das "espingardas de pressão de AR E DAS CARTUCHEIRAS". bY THE WAY, ainda não respondeu ao Carlos Glória!

olá Amigo Augusto

o que eu entendo por linhas finas, é pescar o maior peixe com a linha o mais fina possível. assim para dois peixes com o mesmo peso deveria de ganhar o concurso aquele que tivesse utilizado a linha mais fina.

não tenho nada contra quem pesque com o máximo permitido. acho no entanto, que quem tomasse o risco deveria de ser premiado, só isso.

aliás a pesca desportiva é isso. pelo menos no meu entender, foi essa a minha escola de pesca.

relativamente ao "tiro", no local onde foi feito o desafio dei a minha resposta, mas não me importo nada de a repetir.

para mim ganha quem acertou no coelho a 100mt.

eu sei que uma imagem vale por mil palavras, mas é muito simples... vá a uma campo da bola e coloque-se numa baliza e na outra coloque o seu leão e o coelho, depois diga-me...eu sei que o leão vem a correr para si, mas como as coisas estão hoje em dia, provavelmente é um gato disfarçado... Cheesy Cheesy

Abraço,

António
« Última modificação: Maio 21, 2010, 10:16:01 pm por António »
Registado

António
  • António
  • Full Member
  • Póvoa de Santa Iria
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil E-mail
« Responder #10 em: Maio 31, 2010, 01:51:05 pm »

olá meus amigos,

custa-me dar a mão a palmatória, mas o Amigo Gaioso Vaz mais uma vez tem razão.

abraço,

António
Registado

António
  • UPreto
  • Jr. Member
  • **
  • Albufeira - Algarve
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil E-mail
« Responder #11 em: Maio 31, 2010, 11:44:16 pm »

Olá a todos.

Amigo António,
não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente, mas sei que não "pertence" ao núcleo duro do big game nacional, porque precisamente não o conheço pessoalmente, nem sei das suas aptidões neste nosso vício... de qualquer forma, tenho seguido as suas intervenções neste espaço e sinceramente não estava à espera que as mesmas se tornassem cada vez mais "mediocres!!!"
Dá a sensação de que intervém para simplesmente criar uma certa fricção com as suas afirmações e esperar alguma resposta mais afoita...pois bem:
A pesca desportiva como QUALQUER OUTRA ACTIVIDADE individual, terá sempre inúmeras vertentes de acordo com a sensibilidae do praticante em questão... isso NÃO JUSTIFICA que todas as outras formas de estar, sejam negativas, implicando que nem sempre quem mata o coelho seja o melhor caçador...
Se quer que lhe diga, já EMBARQUEI mais espadins numa só época que a maioria dos (ditos) pescadores de big game nacionais em toda a sua busca desesperada pelo grander das suas vidas, mas consegui "evoluir" no sentido de tentar o meu melhor quer a nível de equipamento quer de técnica, para obviar a que tal situação possa ocorrer novamente; aquilo que eu não faço, é desadequar o equipamento a utilizar com um determinado exemplar, para "mérito próprio" só porque é "mais desportivo" utilizar linhas mais ou menos finas!!!
Um animal SEJA DE QUE ESPÉCIE FOR, merece ser respeitado, independentemente de ser herbívoro, carnívoro ou peixe!!! Isso implica que a sua forma de captura deve ser correcta, digna e responsável!!! (quero lá saber das pressões de ar...)
O GOZO da pesca desportiva NÃO é apanhar o maior exemplar com esta ou aquela linha, mas sim  conseguir capturar o animal com determinada técnica independentemente do seu tamanho!!!
Peço desculpa aos mais puristas mas é assim que eu vivo este vício desde há muito tempo.
Um abraço a todos e as minhas desculpas se ofendi alguém inadvertidamente.

Fernando Geirinhas
Registado
  • António
  • Full Member
  • Póvoa de Santa Iria
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil E-mail
« Responder #12 em: Junho 01, 2010, 01:57:49 pm »

Amigo Fernando Geirinhas,

um abraço para si.

António

ps. fico contente, por finalmente ter relatado o prazer que a pesca lhe dá.
« Última modificação: Junho 01, 2010, 02:02:20 pm por António »
Registado

António
  • Vareiro
  • Full Member
  • VILAMOURA
  • % 0
  •  
  • Ver Perfil
« Responder #13 em: Junho 01, 2010, 03:03:25 pm »

Meu caro Geirinhas ,

Não vale a pena !!!
Olhe o ditado popular : "NÃO VALE A PENA GASTAR CERA COM RUIM DEFUNTO !  Está tudo dito ?
Agora só resta esperar por "eles" , não para fazer bifes , mas PARA PESCAR !!!

Um abraço .

Gaioso Vaz
Registado
  • Tó Neves
  • Newbie
  • *
  • Albufeira
  • % 0
  • ataideneves@hotmail.com skipjack  
  • Ver Perfil E-mail
« Responder #14 em: Agosto 03, 2010, 03:38:50 pm »

Augusto falta meteres a opção se morrer em combate,acho que é o motivo de muitos de nós embarcarmos um peixe ,para mim é a circunstancia de embarcar um peixe de bico...e de resto o que tinha para dizer o Carlos Gloria teve a gentileza de explicar muito bem  Wink
 Rifem os gaff´s Kiss   Grin

Abraço Tó Neves

Registado

Tó Neves
 (Skipjack)
Páginas: [1]
You are here: Forum BigGame Clube PortugalNova CategoriaPRRE - Pesca Recreativa Responsavel EuropeiaQ 2 - Em que circunstância você embarca um peixe de bico?
Ir para: